A Sociedade Brasileira de Reumatologia e Sociedade Mineira de Reumatologia orientarão população sobre doenças reumáticas na Praça da Liberdade, em BH, dia 17 de setembro.
Médicos e pacientes estarão nas ruas de norte a sul do país para conscientizar e prevenir doenças reumáticas. Ação integra campanha nacional da SBR com intervenções simultâneas em cidades de 18 estados e no Distrito Federal.
Médicos reumatologistas da Sociedade Mineira de Reumatologia (SMR), em ação conjunta com a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) e associações de pacientes, sairão às ruas no dia 17 de setembro, para informar e conscientizar a população sobre as doenças reumáticas, seus sintomas e a importância do diagnóstico precoce.
A ação gratuita e aberta a toda população será promovida na Praça da Liberdade, das 9h às 13h. No evento, os médicos e profissionais de saúde orientarão a população para o diagnóstico precoce das doenças.
Na oportunidade serão distribuídas cartilhas informativas sobre as principais doenças reumáticas.
O reumatologista Marco Antônio Araújo da Rocha Loures, presidente da SBR, chama atenção para a importância do diagnóstico e do tratamento nas fases iniciais das doenças reumatológicas e do relevante papel do reumatologista nos sistemas de saúde.
De acordo com ele, muitas das doenças reumáticas são controladas com uma intervenção precoce, reduzindo os sintomas e diminuindo a progressão. “Médicos de todas as sociedades regionais de reumatologia estarão mobilizados nesta data levando informações objetivas e atualizadas, pois dores nas articulações podem ser sintomas de doenças reumáticas, como artrite e osteoartrite/artrose, e devem ser investigadas, diagnosticadas e tratadas de forma adequada por um reumatologista”, afirma o profissional.
Já a presidente da SMR, Maria Fernanda Brandão de Resende Guimarães, afirma que quanto mais cedo for feito o diagnóstico, menor o dano articular e melhor a qualidade de vida do paciente. “Será uma grande oportunidade para esclarecer as principais dúvidas e orientar a população no corpo a corpo nas ruas”, diz ela.
De acordo com a SBR, a osteoartrite ou artrose é a doença reumática mais frequente no país, representando cerca de 30 a 40% das consultas em ambulatórios de reumatologia. Já a artrite reumatoide, doença de natureza inflamatória, crônica e progressiva, acomete cerca de dois milhões no Brasil.
Trata-se de uma doença mais prevalente entre mulheres, na faixa dos 30 aos 55 anos, mas também atinge pessoas de todas as idades, inclusive crianças.
Entre os sintomas estão dor persistente e inchaço nas articulações, que podem levar à deformidade nos pés e mãos, desgaste nas cartilagens e nos ossos e até à incapacidade física, se não diagnosticadas precocemente e tratadas de forma adequada.
A dor nas costas ou lombalgia é a segunda causa mais comum de consultas médicas gerais, só perdendo para o resfriado comum. Entre 65% e 80% da população mundial desenvolve dor na coluna em alguma etapa da vida.
Entre as principais doenças reumáticas estão Artrite Reumatoide, Osteoartrite/Artrose, Espondiloartrites, Artrite Psoriásica, Lombalgia, Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES), Fibromialgia, Osteoporose, Gota, Febre Reumática, Vasculites.